quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Piadinha da semana =D

" pAra kEm n gosTa de Fernando Pessoa!

NÃO GOSTU!!! prontu!!!!

agr o k m intriga é como ele geria os heterónimos....

com tanta gente...o homem kuase n podia parar...

vamos supor:

o Alberto Caeiro tinha fome...

mas u Ricardo Reis keria ir dormir..

u k fazia u Pessoa? "

Tradução:
"Para quem gosta de Fernando Pessoa!
Não gosto, pronto!
agora o que me intriga é como ele geria os heterónimos..
com tanta gente.. o homem quase não podia parar..
vamos supor:
O Alberto Caeiro tinha fome..
mas o Ricardo Reis queria ir dormir..
O que fazia o Pessoa?"



retirado do blog: http://diariotemordo.blogs.sapo.pt/1628.html?mode=reply

domingo, 4 de novembro de 2007

Feira do Alentejo

(Texto informativo-expositivo)

A feira de Castro é, sem dúvida, uma das maiores e melhores feiras da região do Alentejo. A feira que convida centenas a juntarem-se a ela; a vive-la intensamente, a ouvir tudo o que ela tem para dizer, para nos contar toda a sua longa história.
Como tradicional numa feira, estão os vendedores. Habitualmente ciganos e tendeiros, mas com o passar dos anos Africanos e Indianos começaram também a ser uma presença assídua. Nesta mistura de sabores, cada um tenta ser melhor que o outro. Tentar vender mais para sustentar a família. Uma estranha sensação, a mistura de raças e tradições é bem visível na Feira de Castro. O cheiro das castanhas assadas e das farturas é muito apreciado por todos. Os figos secos, as nozes, as amêndoas também são muito comprados durante os 2 dias.
Durante o fim-de-semana da feira todos temos orgulho de Castro Verde! Mostrar a bons olhos, a todos os visitants a grandiosidade desta pequena vila no mapa, mas grande nos nossos corações. Todos exibimos com orgulho o que é nosso, e também aquilo que não é. Somos admirados por olhos e sentidos por mãos que gostariam de ser as nossas.
Uma única vez no ano se realiza a feira de Castro. Uma feira que junta todos os sentidos num só, tranformando o fim-de-semana em 2 dias de alegria, emoção. Um fim-de-semana de reencontros e emoções.
A Feira de Castro nunca vai ser esquecida!


Plano-Guia

Introdução:
*Caracterização da feira
*1º sentido - audição

Desenvolvimento:
*Vendedores da feira
*Sentidos: paladar, olfacto, visão e tacto
*Visitantes da feira
*Comportamento dos Castrenses na feira

Conclusão:
*Adjectivos que melhor qualificam a feira

Trabalho elaborado pela aluna Márcia Cardoso para a disciplina de Português. Trabalho escrito sobre o tema proposto: a Feira de Castro.

A Tradicional Feira de Castro

(Texto informativo - expositivo)
A Tradicional Feira de Castro, com muitos e muitos anos de existência, já não é a tão grandiosa feira que era. E, mesmo sendo uma das maiores feiras tradicionais do sul do país, já não atrai tantos visitantes como à anos atrás, mas mesmo assim ainda é visitada por pessoas de muitas localidades distintas.
A Feira de Castro é um meio de grande convivência e animação, pois nos dias de feira encontramos muitas pessoas de locais diferentes e reencontramos também pessoas que já não víamos à algum tempo, nomeadamente pessoas que eram da vila e que por várias razões tiveram que a deixar e partir para outro lugar e, então vêm recordar a feira da sua adorada vila.
Esta feira tinha uma duração de 8 dias, agora dura pouco mais de 2 dias.
Mas apesar de haver menos poder de compra, ainda temos bastante oferta de compra, temos os enchidos, os queijos, as roupas, as loiças em barro, as vergas, as amêndoas, s figos, as nozes e as castanhas.
O inesquecível cheiro a castanha assada, que nos faz lembrar o cheiro do Outono.
O saboroso algodão doce e as tão deliciosas farturas, que nos fazem crescer água na boca.
E, não esquecendo os maiores divertimentos, temos carroceis e carros de choque, que fazem a alegria dos mais jovens.
Para além da feira em si, mas durante os dias de feira existem exposições para visitar e a actuação de grupos corais, bandas de música, viola campaniça, que atraem as pessoas de mais idade, a ver e a preencher um pouco do seu tempo.


Plano-Guia

Introdução:
*Diferença entra a feira, antigamente e agora

Desenvolvimento:
*Por quem é visitada a feira
*Ofertas de compra
*Alguns divertimentos existentes

Conclusão:
*Encontro de pessoas e tradições

Trabalho elaborado pela aluna Margarida Caetano para a disciplina de Português. Trabalho escrito sobre o tema proposto: a Feira de Castro.