domingo, 4 de novembro de 2007

Feira do Alentejo

(Texto informativo-expositivo)

A feira de Castro é, sem dúvida, uma das maiores e melhores feiras da região do Alentejo. A feira que convida centenas a juntarem-se a ela; a vive-la intensamente, a ouvir tudo o que ela tem para dizer, para nos contar toda a sua longa história.
Como tradicional numa feira, estão os vendedores. Habitualmente ciganos e tendeiros, mas com o passar dos anos Africanos e Indianos começaram também a ser uma presença assídua. Nesta mistura de sabores, cada um tenta ser melhor que o outro. Tentar vender mais para sustentar a família. Uma estranha sensação, a mistura de raças e tradições é bem visível na Feira de Castro. O cheiro das castanhas assadas e das farturas é muito apreciado por todos. Os figos secos, as nozes, as amêndoas também são muito comprados durante os 2 dias.
Durante o fim-de-semana da feira todos temos orgulho de Castro Verde! Mostrar a bons olhos, a todos os visitants a grandiosidade desta pequena vila no mapa, mas grande nos nossos corações. Todos exibimos com orgulho o que é nosso, e também aquilo que não é. Somos admirados por olhos e sentidos por mãos que gostariam de ser as nossas.
Uma única vez no ano se realiza a feira de Castro. Uma feira que junta todos os sentidos num só, tranformando o fim-de-semana em 2 dias de alegria, emoção. Um fim-de-semana de reencontros e emoções.
A Feira de Castro nunca vai ser esquecida!


Plano-Guia

Introdução:
*Caracterização da feira
*1º sentido - audição

Desenvolvimento:
*Vendedores da feira
*Sentidos: paladar, olfacto, visão e tacto
*Visitantes da feira
*Comportamento dos Castrenses na feira

Conclusão:
*Adjectivos que melhor qualificam a feira

Trabalho elaborado pela aluna Márcia Cardoso para a disciplina de Português. Trabalho escrito sobre o tema proposto: a Feira de Castro.

2 comentários:

Professor disse...

Penso que conseguia fazer mais e melhor.

Professor: Paulo Mota

Professor disse...

Avaliação do texto:

Suficiente


Professores: Paulo e Alice