sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Alcoolismo

O alcoolismo é uma doença crónica, caracterizada pela dependência do consumo de álcool.
O alcoólico é um bebedor excessivo, cuja dependência em relação ao álcool, é acompanhada de crises mentais, do seu comportamento social e económico, da saúde física e da relação com os outros.
Um alcoólico, não estando no seu estado normal, possui ideias erradas sobre o álcool. Por exemplo, julgam que o álcool “mata a sede”, mas está errado porque o álcool inibe uma hormona que é responsável por controlar a diurese (retenção de líquidos), que provocará um aumento da diurese o que prejudica a hidratação do organismo, motivo pela qual se julga matar a sede; também têm a ideia de que o álcool “dá força” porque o álcool tem uma acção excitativa, que disfarça o cansaço do trabalho físico, dando a ilusão das forças voltarem, mas o pior será a seguir!
Um alcoólico, não tem a noção dos riscos que corre ao beber de forma excessiva e descontrolada.
As principais causas do alcoolismo são: hereditariedade, factores psicológicos e factores sociais. Por exemplo, a nível hereditário, os filhos de pais dependentes de álcool têm maior probabilidade de se tornarem, também, dependentes de bebidas alcoólicas. Os factores psicológicos são marcados por conflitos emocionais, baixa auto-estima, ansiedade, depressão, todos estes factores podem dar início ao vício de beber. A personalidade de cada pessoa é um aspecto muito importante, no que respeita à dependência de substâncias. Os factores sociais devem-se à facilidade de acesso à bebida, ao estilo de vida que cada pessoa possui, à aceitação social do vício e o incentivo de grupos de amigos contribui para o aumento de situações de alcoolismo.
O alcoolismo pode-se dividir em três etapas. A primeira etapa é a da bebida excessiva, porque é nesta fase que o indivíduo passa bastante tempo a beber socialmente mais que qualquer um dos seus companheiros e, a frequência de consumo aumenta semanalmente o que irá provocar dependência.
Na fase da dependência alcoólica, o indivíduo começa a perder o controle sobre a bebida, a sua degradação física começa a se manifestar e começam a surgir problemas nas suas relações com as pessoas.
Quando uma pessoa está de tal maneira dependente, então trata-se de um alcoólico crónico. Nesta fase, o indivíduo passa grande parte dos dias a beber, a ingestão de alimentos começa a ser reduzida, os sintomas mentais e físicos revelam-se a um nível de bastante gravidade e a tolerância de álcool diminui.
O alcoolismo debate-se com graves problemas de saúde, que podem até originar a morte; algumas das consequências do alcoolismo são: confusão mental; insegurança emocional; infecções pulmonares; alterações cerebrais; neurológicas e cardiológicas; dificuldades na coordenação motora e na memória; diarreia; impotência sexual, …
Quando uma pessoa está totalmente dependente de álcool, então deve ser ajudada para que este não se deixe ser consumido pelo próprio álcool e deve então ser sujeito a tratamentos.
Os tratamentos possuem três fases de intervenção. A intervenção familiar é importante porque o alcoólico ao fim de algum tempo “contamina” a família com a sua doença e também para a família aprender a lidar com o doente. A mentira é frequente, o mau relacionamento entre o casal é muito presente, bem como agressões físicas. É também fundamental que o alcoólico tenha acompanhamento psicoterapeutico, porque ele precisa de reflectir sobre as causas que o levaram ao alcoolismo. Este tipo de apoio é essencial para um tratamento eficaz e para uma manutenção de abstinência.
Na intervenção com grupos de ajuda, estes mesmos grupos têm um papel importante no tratamento desta doença. São os próprios alcoólicos que fazem parte destes grupos, preparando encontros e sessões. Como esta doença não tem cura, o indivíduo nunca deixa de ser considerado alcoólico mesmo que nunca mais volte a tocar em bebidas alcoólicas. Uma pessoa que agora já não beba mas, que já tenha sido considera uma pessoa dependente de álcool então se tiver uma recaída volta de novo ao mesmo e passa novamente a ser considerada alcoólica.


Trabalho realizado pela aluna: Margarida Caetano

1 comentário:

Professor disse...

Avaliação global:
Bom -

Professores: Alice e Paulo